10 ítens fundamentais para um site de músico e banda de sucesso.
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10 ítens fundamentais para um site de músico e banda de sucesso.

Por Micael Delgado 28 de maio, 2018 5 min. de leitura

Quando falamos de um site para o segmento artístico, seja ele um site de músico, site de cantor ou site de banda, devemos considerar dois tipos de target: O seu público e o contratante. Por isso nosso site deve para atender ambos.

Um site de músico tem alguns elementos fundamentais a serem explorados. Alguns desses elementos demandam recursos como foto e vídeo. Uma sessão fotográfica profissional e um vídeoclipe bem produzido, ajudam muito o projeto.

Entretanto, mesmo sem uma ótima sessão fotográfica e/ou um vídeoclipe profissional, ainda é possível trabalhar seu site de músico de uma forma eficiente.

Veja os 10 ítens fundamentais para um site de músico e banda.

Dicas para sites de músico

Dicas para sites de músico

1 – VÍDEO
O vídeo é o elemento mais importante para um site de músico. Você já deve saber que um vídeo explica muito sobre o trabalho do músico de uma forma rápida e eficiente. Tem música, tem movimento e tem personalidade.

É claro que sabemos que nem todos tem a oportunidade de produzir um videoclipe ou fazer uma boa gravação ao vivo. É possível fazer um material de qualidade com o próprio celular ou até mesmo com uma câmera como alternativa. Mas é fundamental se programar para ter um videoclipe profissional, isso faz a diferença.

Para produzir seu próprio vídeo, vale algumas dicas como posicionar a câmera em um tripé, prestar bastante atenção na iluminação do local, e o mais importante: Se dedicar ao áudio.

Esse é um exemplo de vídeo que produzimos tentando ser fiel a personalidade da banda.

2 – PLAYER DE MÚSICA / MÚSICA DIGITAL
Um site de músico obviamente precisa ter um player de música para divulgação do trabalho. Um player de música não significa tocar automaticamente quando o site é acessado. Muito pelo contrário, essa prática de reprodução de música automática deve ser muito bem pensada.

Particularmente eu não recomendo player de música automático por seu teor invasivo. Muitas vezes o usuário não espera a reprodução automática da música quando acessa o site, e isso pode gerar uma experiência ruim

Hoje existem diversos players disponíveis no mercado e que não necessitam de um grande conhecimento de programação, como o Soundcloud e Mixcloud.

Spotfy, Google Play, Itunes, Last.fm, entre outros sites de música digital também são importantes para levar sua música até o público.

3 – FOTOS
Uma sessão de fotos atualizada e alinhada com o atual trabalho é importante para o artista. Geralmente se trata da mesma sessão que será utilizada na arte da capa e nos cartazes de divulgação. Caso não tenha essa possibilidade, uma sessão de fotos mostrando a personalidade do músico ou da banda supre muito bem.

O contratante irá considerar isso para utilizar sua foto no material de divulgação dos shows.

4 – BIOGRAFIA E HISTÓRIA
Você precisa mostrar a sua trajetória, quais foram suas influências, marcos importantes da carreira, como a banda começou ou o que te levou a fazer música. A biografia – vai soar redundante – conta a história do músico, e não preciso falar como isso é importante, certo?

5 – AGENDA
As pessoas querem saber onde você irá se apresentar. Sem agenda, ninguém saberá sobre seus shows. O contratante também fará questão de um meio para divulgar seus shows no site.

A agenda também pode ser traiçoeira e prejudicar o artista. É fundamental manter a agenda atualizada. Ver datas somente datas antigas e nenhuma novidade causa a impressão de abandono de carreira.

6 – FORMULÁRIO PARA CONTRATANTE
Você trabalhou em um vídeo, fez uma bela sessão de fotos, se dedicou horas e mais horas gravando um disco, produziu um site, e na hora do contratante entrar em contato com você não encontra um formulário? É um recurso importante para vender seu trabalho.

Além do mais, é necessário deixar claro outros meios de contato como telefone, e-mail, etc.

7 – INTEGRAÇÃO COM REDES SOCIAIS
Goste ou não, concorde ou não, seu público está nas redes sociais, e provavelmente você também já deve ter uma página da sua banda ou carreira lá. É fundamental fazer uma troca: divulgar suas redes sociais no seu site e principalmente divulgar seu site nas redes sociais.

Hoje temos disponíveis sistemas que integram comentários com o perfil de rede social, opções de compartilhamento rápido do seu site, downloads em troca de compartilhamento, enfim, uma infinidade de recursos.

8 – ÁREA PARA DOWNLOAD
Disponibilizar suas músicas para download é uma boa forma de divulgar o seu trabalho e fazê-lo circular. Você não precisa necessariamente disponibilizar todo álbum, pode liberar somente algumas músicas.

9 – NOTÍCIAS
Um sistema de notícias pode ser legal para interagir com seu público, informar sobre próximos shows, bastidores, turnê, etc. Essa ferramenta é bastante útil, e assim como a agenda, demanda dedicação para alimentá-la.

Uma sessão de notícias sem atualização pode passar uma impressão de que a carreira ou a banda está parada, e isso espanta tanto contratantes como seu próprio público.

10 – LOJA
Comercializar os produtos da banda como cds e camisetas é uma boa maneira de gerar uma renda, além de divulgar o seu material.

Um sistema de e-commerce pode ter um custo relativamente alto para seu projeto, mas é possível fazer o merchan no site e comercializar o material por e-mail, telefone, e porque não no próprio show.

Além desses 10 ítens fundamentais para um site de músico e banda, também recomendamos as práticas necessárias para qualquer site, como adaptá-lo para dispositivos móveis e otimizar o site para buscadores.

Essas e outras práticas nós utilizamos aqui na Agência Fante. Somos uma agência digital especializada em marketing digital e desenvolvimento de sites.

Dentro do nosso portfólio de serviços, temos inúmeros projetos no segmento artístico. Fale conosco e faça seu orçamento.

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