A reputação de uma marca é um dos fatores mais valiosos para um bom negócio.
Ditar o caminho de uma boa reputação depende de ninguém mais ninguém menos do que você. Trabalhar um descritivo mal feito, utilizar um logo feio e um slogan sem sentido vai fazer com que seu público, mesmo inconscientemente, tenha uma imagem negativa da empresa, passando a impressão de desorganização.
Isso parece óbvio, mas ainda vemos empresas que não se importam com a identidade visual, chamam uma imagem “do google” de logo, se auto denominam como os melhores do segmento e caem na besteira de subestimar o consumidor, achando que estão arrasando, quando na verdade estão pagando mico.
A maneira como você apresenta sua marca irá direcionar o que o público achará dela. Isso está longe de significar que se auto intitular como “o melhor” vai convencer seus consumidores. Pelo contrário, soará prepotente, e saberão que você está dizendo que é o melhor exatamente porque não teve condição de descrever seu serviço de outra maneira.
É claro que existem empresas que são as melhores no segmento que atuam, mas isso não são elas quem dizem, são as pesquisas qualitativas, o mercado e seus consumidores. A marca reafirma isso de uma forma conceitual.
Você não pode falar, por exemplo, que o seu refrigerante é o melhor da região sem que as pessoas conheçam sua marca, tenham facilidade de entender sua comunicação, gostem do seu produto e se sintam orgulhosas de consumí-lo. Caso contrário, a Coca-Cola vai continuar sendo vista como a melhor da praça, já que está presente no mundo todo praticamente.
Isso não significa que seu produto é inferior. Ele pode ser melhor por inúmeros motivos como sabor, preço, composição, etc. Mas quem tem que dizer se ele é ou não o melhor é o seu público.
Isso não significa que você deve ficar de braços cruzados esperando que isso aconteça. A grande jogada é você fazer o seu consumidor achar isso do seu produto, sem que você precise de fato dizer.
Valorizar os benefícios do produto e explorar as oportunidades são formas de fazer publicidade da sua marca. O relacionamento com seu consumidor faz com que ele entenda que está adquirindo um bem importante que pode ajudá-lo, e naturalmente ele passará a entender que você é o melhor do seu segmento. E o mais importante: sem você precisar falar isso em nenhum momento.
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Portanto, não diga que você é o melhor no seu segmento, faça com que seus clientes digam isso por você.
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