A necessidade de métricas e relatórios não é uma exclusividade do Marketing Digital. Esses dados são essenciais para qualquer campanha.
Por um bom tempo o marketing tradicional sofreu com a falta de precisão em métricas. É praticamente impossível obter um relatório do número de pessoas que visualizaram seu outdoor fazem parte do seu público-alvo. Ou então se a panfletagem atingiu o público-alvo esperado.
Claro que é possível segmentar por nicho. Uma revista de moda tem um público voltado para esse nicho. E quantas pessoas foram impactadas pelo seu anúncio? Quantas entraram em contato através do anúncio?
Os meios digitais mudaram esse cenário. As métricas proporcionadas por esses meios, além de fundamentais para o sucesso do Marketing Digital, tornam a campanha mais precisa e minimiza a chance de erros, afetando diretamente no investimento.
Avaliar as métricas e os resultados de uma campanha é uma obrigação na estratégia de marketing digital. Além do mais, você consegue definir quem é seu público ideal de acordo com seus objetivos.
Vamos entender um pouco sobre as possibilidades das métricas no Marketing Digital:
Através das redes sociais você consegue medir seu alcance através de dados demográficos, idade, sexo, identificar se a origem do acesso foi feita através de dispositivos móveis ou desktop, mapear o número de pessoas que visualizaram seu anúncio, reagiram, clicaram, e acompanha a jornada de compra do consumidor. Em suma, um relatório preciso e completo.
Ainda falando sobre social media, conseguimos segmentar o nosso público antes do anúncio, com base na experiência já obtida em campanhas anteriores. Você consegue selecionar dados demográficos, comportamento, escolaridade, idade, sexo, idioma e mais uma infinidade de recursos para que sua campanha chegue o mais próximo do público-alvo.
Uma precisão que antes do Marketing Digital era praticamente impossível.
Se tratando de campanhas em sites de busca como o Google, você consegue identificar a origem do clique, sexo, idade, dados demográficos e ainda trabalhar o remarketing em sites afiliados.
O próprio Google lhe proporciona alguns filtros para campanha. É possível fazer uma campanha regional por determinados dias e horários e aparecer nos principais resultados quando uma palavra chave é pesquisada.
É ou não é oportuno para sua marca?
Na campanha de e-mail marketing você consegue identificar quem abriu o e-mail, quantas vezes, quando, através de qual dispositivo, se clicou e onde clicou. Depois ainda consegue fazer uma campanha exclusiva somente para quem abriu o e-mail, ou só para quem clicou.
São recursos precisos para se relacionar com seu público, trabalhar seu funil de vendas e converter seu lead.
Em relação a análise do site, também conseguimos saber a origem do trafego, qual a média de tempo que o usuário navega no site, quais as páginas mais acessadas, qual dispositivo utiliza, dados demográficos, idade, sexo, etc.
Agora reuna todas essas informações e alie isso a uma boa estratégia de marketing. O Marketing digital além de ajudar seu negócio a vender mais, também ajuda você a entender melhor o comportamento do público, e a partir daí aprimorar produtos, descobrir novas necessidades, tendências, em suma, uma infinidade de recursos.
Precisa de uma agência digital para alavancar suas vendas através do marketing digital? Fale conosco.