Imagine a seguinte situação: você vai adquirir um produto e resolve fazer uma busca. O resultado são inúmeras avaliações negativas nas redes sociais. Você ainda compraria esse produto?
Está planejando um jantar especial e se depara com uma enxurrada de avaliações negativas, criticas sobre a comida, higiene e atendimento. É melhor rever seus planos e escolher outro local, não é mesmo?
Quem nunca passou por uma situação semelhante nas redes sociais?
Essas situações são corriqueiras, e acredite, podem acontecer inclusive com a sua marca.
Hoje a experiência que seu consumidor tem com a sua marca é avaliada nas redes sociais, principalmente se for negativa. E cá entre nós que também somos consumidores, uma avaliação negativa pode prejudicar muito uma marca.
Muitas vezes essa avaliação é vista em um momento crucial da tomada de decisão, e tem o poder de decidir na escolha do consumidor. Isso também vale para avaliações positivas, que no caso ajudam o cliente a escolher sua marca.
É comum utilizar as redes sociais como ferramenta de pesquisa sobre uma empresa, marca ou produto. os principais pontos analisados pelo consumidor sobre a marca nas redes sociais são:
Avaliação: Esse é o principal requisito avaliado. Se a sua marca tiver uma avaliação ruim, não adianta responder com emoji, publicar conteúdo fofinho ou fazer propaganda que você não vai conquistar seu público, pelo contrário, vai causar mal-estar na relação entre marca e consumidor.
Se existe um excesso de avaliações negativas, há algo errado, e alguma coisa precisa ser feita. É o momento de repensar sua estratégia, identificar o que está acontecendo de errado e corrigir os erros.
Atenção com os consumidores: Ninguém gosta de ser ignorado. Quando um cliente visita sua página e nota que há dúvidas ou reclamações sem resposta há semanas, ele vai perceber que há uma falta de atenção da empresa com os público, e provavelmente ele ficará com um certo receio de fazer negócio com sua empresa.
Estética: Ter uma página esteticamente feia, com imagens em baixa resolução, conteúdo copiado e erros gramaticais prejudicam muito a marca. A qualidade é fundamental na imagem de uma empresa, se não há capricho com o material da empresa, o que o consumidor vai esperar do seu produto ou serviço?
Conteúdo: Trabalhar um conteúdo relevante, além de atrair novos consumidores pode fidelizar aqueles que já tiveram uma experiência com sua marca, ou até mesmo dar aquele incentivo que faltava para um prospect fechar negócio. Vale a pena investir e se dedicar na criação de conteúdo.
Se atentando a esses 3 pontos, você tem mais chances atrair e conquistar seu público. E o principal, acompanhe o que estão falando sobre sua marca nas redes sociais.
Você sabe o que estão falando da sua marca? Acompanha suas avaliações? Responde seus consumidores? Cria um conteúdo relevante? Se a resposta para todas as perguntas foi não, você está perdendo a oportunidade de se relacionar e conquistar seu público.
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