Há quem afirme que a nova geração não utiliza e-mail, pois são adeptas das redes sociais como forma exclusiva de comunicação.
Vou lhe mostrar que não é bem assim. O e-mail é utilizado diariamente, tornando o e-mail marketing uma ferramenta importante nas suas campanhas de marketing digital.
Antigamente o e-mail marketing consistia em fazer o papel de newsletter, ou seja, uma forma virtual de distribuir o informativo da empresa. Hoje ainda temos quem use o e-mail marketing como um informativo, mas esse formato está fadado ao fracasso.
O importante é o conteúdo!
Você já se perguntou se sua base de e-mails está interessada no que você está enviando? Quão relevante é saber o faturamento da sua empresa? Auto-promoção ou constantemente o mesmo material massivo querendo vender seu produto?
Ninguém gosta disso. O e-mail marketing deixa de ser uma conversa e se torna um monólogo. E pior, não agrega nenhum conhecimento ou experiência para seu mailing.
Pensar no que pode ser relevante para seu consumidor é uma ótima forma de propor um diálogo através do e-mail marketing. Ele não quer saber do seu faturamento, muito menos auto-promoção.
Sua base de e-mails quer um conteúdo de valor, quer algo que possa agregar e que seja relevante. Propaganda e conteúdo irrelevante é tratado no piloto automático na caixa de e-mail: delete.
E-mail Marketing X Redes Sociais
A principal rejeição de investir em campanhas de e-mail marketing é achar que seu público está limitado as redes sociais como forma de comunicação.
E não é bem por aí. Seu público pode utilizar as redes sociais, mas nem por isso abre mão do e-mail. Até porque boa parte das pessoas utilizam uma conta de e-mail para acessar sua rede social.
Sua base de e-mails tem valor. É sua e não está atrelada a nenhuma corporação como Google ou Facebook. Você pode alterar o software de disparo, mas a base continuará sendo sua.
Uma campanha de e-mail marketing alcance todos contatos da sua base – isso não significa que todos e-mails serão abertos, muito menos clicados. Já uma publicação em rede social, por exemplo, é entregue de acordo com o algoritmo da rede.
Vantagens de utilizar o E-mail Marketing
Além dos benefícios citados acima, os principais sistemas de envio de e-mail marketing disponibilizam relatórios sobre o desempenho da campanha. Ou seja, é possível saber quantos e-mails chegaram ao destinatário, quantos foram abertos, quantos cliques, quem e onde clicaram no seu e-mail, horários, enfim, um relatório completo sobre seu desempenho.
Acho que eu nem preciso citar a importância de um relatório como esse, certo?
Você tem uma comunicação direta com o seu público, tem o relatório sobre o desempenho, falta mais o que? O conteúdo. Sempre o conteúdo, peça chave para uma boa campanha.
Mas isso nós falaremos em uma outra conversa.
Pretende trabalhar com e-mail marketing em sua campanha de marketing digital? Fale com a nossa agência.