Porque é importante um site responsivo? - Agência Fante
Web design

Porque é importante um site responsivo?

Por Micael Delgado 08 de junho, 2018 3 min. de leitura

Antes visto como um diferencial, hoje ter um site responsivo se tornou uma obrigação.

Mesmo assim, ainda tem quem não entenda a importância de ter um site responsivo, e alguns nem sequer sabem o que é um site responsivo. Não tem problema! Explicaremos o que é e a importância de ter um site responsivo.

Porque é importante um site responsivo?

Porque é importante um site responsivo?

Afinal, o que é um site responsivo?

Em poucas palavras, um site responsivo é um site que se apresenta de acordo com o dispositivo na qual está sendo acessado, seja mobile, tablet ou desktop.

Os recursos do site são proporcionalmente redimensionados para serem apresentados de forma amigável no dispositivo acessado. Ou seja, você não verá o mesmo layout do desktop no mobile e vice-versa.

Geralmente os elementos de um site responsivo são resumidos quando acessados no dispositivo móvel, devido ao tamanho da tela, ausência de recursos como mouse, desempenho e experiência do usuário.

Ou seja, toda informação do site deve ser repensada e adaptada para uma tela pequena, com recursos limitados se comparados a um computador de mesa. Em alguns casos o acesso através de um dispositivo móvel é sinônimo de emergência, portanto o layout deve ser apresentado de forma objetiva.

Por que meu site deve ser responsivo?

Um site responsivo é sinônimo de uma melhor apresentação para o cliente, e ter uma melhor apresentação do site automaticamente aumenta as chances do cliente querer fazer negócio com a empresa.

Uma pesquisa divulgada pelo IBGE, mostra que a utilização do telefone se consolidou como o principal meio de acesso a internet no Brasil. 92,1% dos domicílios brasileiros acessaram a internet por meio do telefone celular, enquanto 70,1% o fizeram por meio do microcomputador.

Você vai abrir mão de apresentar um site amigável para principal forma de acesso a internet no país?

Além do mais, segundo matéria do “Pequenas Empresas Grandes Negócios” o consumidor desiste do acesso de um site via mobile em menos de um minuto caso não seja adaptado para dispositivos móveis.

E mais: os sites adaptados para dispositivos móveis tem prioridade nas buscas do Google, principal mecanismo de busca na internet.

Ou seja, se você se preocupa com sua empresa e quer fazer negócios com seus consumidor, você precisa ter um site responsivo.

Fatores fundamentais na criação de um site responsivo:

• Priorizar as principais ferramentas de acesso
• Aumentar os espaços entre os botões (fat-finger). Considerando que a principal forma de navegação é com o dedo
• Manter o site leve para proporcionar um carregamento rápido
• Facilidade na navegação

Números do e-commerce para mobile (M-Commerce)

A forma como o consumidor utiliza a internet mudou. Hoje ele se sente mais seguro para comprar através da internet e consequentemente comprar utilizando dispositivos móveis.

73% dos usuários da internet no Brasil já fizeram compras de mercadorias físicas através do seu smartphone. Quanto mais jovem, maior a probabilidade de a pessoa já ter comprado pelo smartphone (75% entre 16 a 29 anos; 74,5%, entre 30 e 49 anos; 55%, entre aqueles com 50 anos ou mais)

Os números não mentem. Está provado que ter um site responsivo se tornou uma necessidade, cabe a você adequar o seu site ou então abrir o caminho para seus concorrentes.

Aqui na Agência Fante, todos projetos de web design que desenvolvemos são responsivos e planejados para proporcionar a melhor experiência do consumidor. Está buscando um site responsivo? Fale conosco.

Fontes:

Celular se consolida como principal meio de acesso no Brasil
Sites adaptados para celular tem preferência na pesquisa do Google
Nordeste lidera uso dos smartphones para o m-commerce

Uma parceria de projetos incríveis

Vamos começar
um projeto juntos?

Seu projeto merece ficar em boas mãos, conte com a nossa agência para isso. Tem todas informações e está preparado? Então vamos começar!

Faça um orçamento

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.