Você já deve ter atualizado o sistema operacional do seu smartphone, e eventualmente recebe notificações para atualizar os seus aplicativos, não é mesmo?
Isso acontece porque esses sistemas estão em constante evolução para aprimorar sua usabilidade, se adaptar a novos recursos e tecnologia, além de uma questão de segurança.
Um site – em devidas proporções – não é muito diferente. Precisa estar sempre adaptado a forma como o usuário interage e proporcionar uma ótima experiência para o cliente.
Imagine que seu site tenha sido lançado há 4 anos. Naquela época não tínhamos um número tão grande de acessos através de dispositivos móveis, por exemplo, e adaptar o site para esses devices não era uma preocupação tão grande.
Hoje temos em média, mais de 50% dos acessos via dispositivos móveis, ou seja, se tornou uma necessidade ter um site adaptado para esses dispositivos.
A mesma situação acontece com o recurso do Flash – as famosas animações que fizeram sucesso há alguns anos. Hoje esse recurso é obsoleto. Praticamente todos modelos de smartphones nem sequer lêem páginas com Flash. O Google também não dá prioridade na indexação desse tipo de linguagem, e o que antes poderia ser um diferencial para seu site, hoje é um pesadelo.
Ainda bem que a tecnologia está em constante evolução!
Mesmo com o Flash em desuso, hoje temos recursos que fazem funções semelhantes, e o melhor: são mais leves, possuem uma linguagem moderna e é amigável aos buscadores do Google e dispositivos móveis.
Ou seja, a velocidade de conexão aumenta cada vez mais, o tamanho dos arquivos e recursos tendem a diminuir cada vez mais, e o resultado são sites cada vez mais leves e rápidos.
Esses são dois exemplos claros de que um site tem um prazo de validade, e sendo o endereço digital do seu negócio, é fundamental você se atentar a isso.
Com que frequência você faz uma manutenção no seu escritório? Pinta as paredes? Ajusta aquela cadeira barulhenta? Ou então troca de carro? Dá uma repaginada no guarda-roupa? Enfim, muda.
Com o seu site é a mesma coisa. Não é somente uma questão estética, é uma questão de funcionalidade. Um site arcaico passa a impressão de que a empresa não evoluiu e está parada no tempo.
Não existe um prazo fixo de validade para um site. É uma questão de percepção e análise. Para entender se o seu site está ultrapassado, deve-se levantar algumas questões:
- Está apresentando o mesmo desempenho da época que foi lançado?
- As visitas estão diminuindo?
- O número de contatos / cotações através do site cairam?
- Está funcionando normalmente em todos os navegadores e dispositivos de acesso?
- Você considera seu site moderno? Representa a identidade da empresa?
- Seu site está acima ou no nível dos seus concorrentes?
Seu site é o cartão de visita digital da sua empresa, e precisa de cuidados constantes para transmitir a credibilidade da marca e garantir o funcionamento do site.
Se você precisa modernizar seu site para atrair novos clientes, converse com a nossa agência. Somos uma agência digital especializada no desenvolvimento e otimização de sites.
Nossos projetos de sites são cuidadosamente desenvolvidos pensando sempre no melhor resultado para sua empresa, considerando a experiência do consumidor, dispositivos de acesso, otimização para buscadores e painel para gerenciamento de conteúdo.