Você sabia que o significado das cores pode influenciar na forma como o consumidor interpreta sua marca, define o seu produto e consequentemente influencia no desempenho da sua campanha de marketing digital?
Isso acontece porque cada cor carrega um significado, que na maioria das vezes proporciona uma sensação para o consumidor e gera um sentimento em relação a marca.
Além disso as cores também influenciam no comportamento do público. A escolha correta das cores é capaz de incentivar e direcionar o cliente a realizar determinada ação.
No processo de branding o significado das cores é fundamental, e isso não é nenhuma novidade. Entretanto nas campanhas de marketing digital escolher cores corretas faz toda diferença no desempenho, e ajuda a aumentar o tráfego e as conversões da sua campanha.
Um botão de compra na cor verde, por exemplo, aumenta mais a taxa de conversão do que um botão cinza. Isso acontece porque assimilamos a cor verde com a ideia de prosseguir e de positivo. O verde é a cor do botão “aceitar” na máquina de cartão de crédito, é a cor do botão que aceita uma ligação, no semáforo o verde é o sinal para prosseguir, e até no momento de escolher um candidato para (na teoria) nos representar, pressionamos o botão verde para confirmar.
Por outro lado, a cor vermelha em um botão representa uma negativa. É quase impossível um botão vermelho representar estar de acordo com algo.
Pensando nisso, vamos abordar o significado das cores no marketing digital, e como isso pode ajudar suas campanhas a proporcionar resultados melhores.
Significado das cores no marketing digital
As cores, assim como o design, ícones, imagens e tipografia, são representantes fundamentais na nossa linguagem, principalmente em um material usado em campanhas de marketing digital. Representam o valor de uma marca e desperta sensações e emoções no consumidor.
Não se trata de uma ciência exata. Uma cor pode ter vários significados distintos, e a combinação de cores com demais elementos gera valor para sua campanha.
Como identificar as cores ideais para sua campanha de marketing?
Pesquise o comportamento e ações do seu público-alvo e identifique quais cores tem mais afinidade com essas atitudes. Dessa forma sua marca se apresenta de uma forma mais harmônica e familiar para seu consumidor.
Respeite a personalidade e os valores da identidade visual da sua marca. Você pode criar um mal estar se trabalhar uma cor que não tem nenhuma relação com o histórico e a identidade da empresa, por mais que essa cor represente seu objetivo. Vale lembrar que as cores podem ter significados distintos. O vermelho pode representar amor e ódio, por exemplo.
Busque sempre trabalhar em um contexto entre a cor e os demais elementos, principalmente ícones. O preto representa luxo, por exemplo. Mas um coração preto não vai passar essa sensação. É mais provável que seja interpretado como luto.
Lembre-se sempre que a cor é crucial para primeira impressão que seu consumidor terá sobre sua campanha de marketing.
O significado de cada cor:
Significado da cor vermelha:
Podemos dizer que a cor vermelha é a mais simbólica no marketing, pois destaca-se por natureza.
Ao mesmo tempo que representa o amor e paixão, também gera uma sensação de urgência e alerta. Repare que as sinalizações indicando alerta são quase sempre vermelhas.
No segmento gastronomico, o vermelho também é bastante comum, pois é relacionado com a fome. Veja os principais restaurantes de fast-food como McDonalds, KFC, Pizza Hut e Burger King sempre exploram a cor vermelha em sua identidade.
No marketing, a cor vermelha é bastante utilizada em promoções e ofertas pela sua sensação de urgência. Cuidado: seu uso excessivo pode causar uma sensação de reprovação com o cliente, uma vez que o vermelho também é associado a função de cancelar algo.
Representações da cor vermelha: Amor, paixão, sedução, excitação, desejo, alerta, perigo, guerra, sangue, calor.
Significado da cor azul:
Diferente do vermelho, a cor azul não é nada amigável ao segmento gastronômico, pois passa a sensação de reduzir o apetite.
Em compensação no ambiente corporativo, o azul é uma excelente cor. Representa poder, confiança, segurança e segundo algumas pesquisas, contribui para criatividade do ambiente.
Tons de azul mais claros geralmente são associados a higiene e limpeza, pois lembra a pureza da água.
Representações da cor azul: Confiança, lealdade, segurança, credibilidade, estabilidade, tecnologia, pureza, calma, clareza.
Significado da cor verde:
A cor verde é associada a natureza e ao meio ambiente, e isso está diretamente relacionado a sensação de equilíbrio e leveza que essa cor representa.
Além disso, tons de verde representam saúde, frescor e pureza. Tons mais claros, assim como o azul, estão associados a higiene. Quando se trata de um ambiente corporativo, o verde passa a sensação de equilíbrio e harmonia no ambiente.
A cor verde tem uma associação com o ato de aprovação, assim como no semáforo, no marketing a cor verde estimula o cliente a seguir em frente.
Frequentemente o verde é utilizado em botões para compra e CTA devido a essa associação. Botões de atender ligação, confirmar o cartão de crédito e até mesmo um voto são verdes, e essa sensação de aprovação já ficou associada com a cor verde.
Representações da cor verde: Meio ambiente, natureza, pureza, frescor, equilíbrio, saúde, positivo, confirmação, seguir em frente.
Significado da cor amarela:
Amarelo é a cor do sol, por isso representa luz, luminosidade e esperança.
É considerada uma cor acolhedora e otimista, entretanto é uma cor forte, e sua predominância pode causar mal estar.
Assim como o vermelho, é uma cor que também estimula o apetite, por esse motivo vemos o uso frequente do amarelo no segmento gastronômico.
O amarelo também é uma boa opção de destacar elementos no marketing, porque é uma cor forte e viva, e ao mesmo tempo não é tão agressiva.
Representação da cor amarela: Luz, alegria, felicidade, otimismo, esperança, calor, verão.
Significado da cor laranja:
O laranja é uma cor secundária, formada pela fusão do amarelo com o vermelho. Seu significado não é diferente, é basicamente uma mistura dessas cores.
Essa é a cor que mais representa energia, além de luminosidade, calor e positividade. O laranja é uma cor que se destaca fácil. Quando bem aproveitada, pode ajudar muito nas campanhas de marketing.
Representação da cor laranja: Energia, calor, positividade, equilíbrio, luminosidade.
Significado da cor roxa:
Roxo ou violeta, como também é conhecida, é historicamente associada a cor da realeza.
Tons de roxo representam bem estar e saúde, além de uma relação com a espiritualidade.
Muitas marcas relacionadas a estética e saúde usufruem de tons de roxo na identidade visual e materiais de campanha.
Representação da cor roxa/violeta: Nobreza, realeza, espiritualidade, saúde, bem estar
Significado da cor marrom:
O marrom representa a cor da terra e da madeira, por isso está associada a natureza, alimentação saudável e produtos orgânicos e naturais, assim como o verde.
Na gastronomia, o marrom representa duas grandes paixões nacionais: o café e o chocolate. Essa tonalidade é bastante usada nesse segmento, principalmente quando o objetivo é ser mais sóbrio, uma sensação diferente do vermelho, por exemplo.
Tons marrons também representam segurança, responsabilidade e estabilidade. Em contra partida, pode representar sujeira em alguns aspectos.
Representação da cor marrom: Natureza, orgânico, segurança, responsabilidade, sobriedade e sujeira.
Significado da cor preta:
A cor preta é um coringa. Uma tonalidade misteriosa e repleta de representações, que vai desde morte, solidão e luto até elegância, poder e luxo.
Simbolizada por muitos como a ausência de luz e até mesmo a ausência de cor e vida, o preto utilizado em excesso pode sobrecarregar sua campanha, além de dificultar a leitura.
É uma cor recomendada na utilização em ícones, tipografias e detalhes da sua arte.
A combinação da tonalidade preta com cores mais vivas como amarelo e laranja faz com que essa conotação de tristeza dê lugar a uma sensação mais alegre, iluminada e cheia de luz. É uma combinação elegante.
Representação da cor preta: Luxo, elegância, poder, solidão, morte, luto, tristeza, depressão, escuridão, azar.
Significado da cor branca
Branco é considerada a cor da paz, pois passa a sensação de tranquilidade, inocência e positividade. Por ter esse ar de pureza, o branco em excesso pode não causar impacto, e dependendo do objetivo, tons de branco podem atrapalhar mais do que ajudar.
O branco é uma cor espiritual e iluminada. Oposto do preto, dá uma ideia de maior espaço, entretanto seu uso excessivo causa uma impressão inóspita de vazio.
O ideal é combinar a cor branca com cores mais vivas como vermelho, azul e verde, por exemplo, pois além de contribuir com a leitura, valoriza e ilumina os aspectos positivos dessas cores.
Representação da cor branca: Paz, espiritualidade, pureza, higiene, inocência, vazio, luz.
Dica 1: Apesar de todo significado das cores no marketing digital citado acima, um ponto crucial para escolha das cores ideias tanto para sua campanha de marketing como para identidade visual da sua marca, é seguir a sua intuição, harmonia e a sensação que a cor passa. A teoria é importante, mas é uma das pilastras – talvez a mais importante, mas não a única – no processo de criação.
Dica 2: Faça testes. Por mais que você volte e escolha a primeira cor, faça algumas variações, teste outras cores e novas ideias. Talvez uma sensação que você não esperava pode aparecer durante esses testes e surpreender.
Se você busca uma agência digital para suas campanhas de marketing digital, fale conosco, será um prazer atender sua empresa e fazer parte do sucesso que será sua campanha.
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