Nos últimos tempos ouvimos bastante sobre Inbound Marketing em estratégias de marketing digital e aquisição de leads. O Marketing tradicional todo mundo já sabe o que é, mas afinal, o que é Inbound Marketing?
Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing sustenta-se na criação de conteúdos relevantes para atrair seu público-alvo e posteriormente transformá-lo em um cliente.
Diferente do marketing tradicional (Outbound Marketing), onde basicamente oferecemos um produto ou serviço para o público, o Inbound Marketing supre necessidades, oferece soluções e abre uma possibilidade de dialogar e se relacionar com seu público-alvo.
Todo dia tem alguém buscando solução para algum problema no Google. São 100 bilhões de buscas mensais. Provavelmente você tem uma solução relacionada ao seu produto ou serviço que pode ajudar seu público-alvo.
Tem forma melhor de dar as boas vindas a um potencial cliente ajudando-o com algum problema? Além de criar um relacionamento saudável, sua marca passa a ser vista como autoridade em determinado assunto.
Inbound Marketing é lucrativo. Trata-se de um investimento a médio prazo!
Pensando no Funil de Vendas, o Inbound Marketing é um recurso incrível para o topo do funil, pois conteúdo relevante é fundamental para atrair leads e criar uma base de dados segmentada para sua empresa.
Legal, deu para entender um pouco o que é Inbound Marketing. E agora, como faço para colocar em prática?
As principais formas para explorar o Inbound Marketing e atrair seu público é através de um blog, redes sociais, E-Books, Landing Pages ou Vídeos. O mais comum, e que acredito ser o mais eficiente, é criar conteúdo através de um blog corporativo, e trabalhar as outras formas como agregadores de conteúdo.
Sua empresa pode ter um blog repleto de conteúdos, produzir e-books, atuar oferecendo conteúdo nas redes sociais, landing pages e vídeos. Tudo depende da sua estratégia.
Separei algumas dicas importantes que você deve considerar para trabalhar com Inbound Marketing na sua empresa:
• Crie um conteúdo relevante
Devido a popularização do Inbound Marketing, hoje é possível encontrar muito conteúdo na internet, dos mais diversos assuntos. Nem todos se destacam e resolvem as dores de quem lê. Por isso, para não ser só mais um criando conteúdo irrelevante, dedique-se a criar um bom conteúdo. Isso leva tempo, mas o resultado é gratificante.
• Pense em títulos atraentes
Uma pessoa só vai se sentir interessada em ler seu conteúdo se o título for atraente. Pense em um título legal que cative a pessoa, e claro, tenha uma relação direta com o conteúdo.
• Considere o SEO
O Google é a principal origem de tráfego para o Inbound Marketing. Considerar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) no seu conteúdo é fundamental para rankear sua página entre os principais resultados de busca e, dessa forma, ser encontrado com mais facilidade pelo maior número de pessoas.
• Cadastre seus leads
Crie opções para cadastro de leads no seu conteúdo. Se estiver usando um blog, insira em algum local uma opção para pessoa se cadastrar e receber mais conteúdos. Se está trabalhando com um e-book, não entregue de graça, crie um formulário para que a pessoa forneça seu e-mail para receber seu conteúdo. Dessa forma você passa a alimentar sua base de dados.
• Explore as redes sociais
Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais, ou até mesmo use as redes sociais como plataforma de criação de conteúdo. As pessoas utilizam as redes sociais para consumir conteúdo, fomentar discussões e interagir.
É importante lembrar que o Inbound Marketing não anula e muito menos compete com o Marketing tradicional. É aconselhável o uso de ambos de forma complementar, e trabalhar o Inbound Marketing como uma ferramenta dentro da sua estratégia de marketing digital.
Você explora o Inbound Marketing na sua empresa? Compartilhe conosco os resultados e desafios.
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