A transformação digital vai chegar para toda empresa, independente do tamanho. A pandemia inédita que estamos presenciando tornou a inserção no mundo digital em uma questão de sobrevivência para muitas pequenas e médias empresas.
Em um primeiro momento, quando a quarentena foi decretada, muitos empreendedores entenderam a situação como passageira, esperando que dentro de alguns dias tudo voltaria a ser como era antes. Demorou um pouco mas a ficha caiu. Os hábitos e o comportamento dos brasileiros não serão mais os mesmos. E isso afeta diretamente a economia e a forma de consumo.
Muitas lojas físicas tiveram que interromper suas operações e fechar as portas para evitar aglomerações. Grande parte dos shoppings em todo país também foram fechados.
Se por um lado houve uma limitação de demanda, por outro lado o hábito de consumo mudou, aumentando a oferta do digital. Os consumidores continuam querendo comprar, e se não podem frequentar lojas físicas, vão optar pelo online.
Além disso, muitos consumidores que não eram adeptos pelas compras online passaram a recorrer a esse recurso. Houve uma quebra de barreira, e com certeza esse público vai visualizar a praticidade e a facilidade que a compra online proporciona.
Alimentos e bebidas (17%) seguido de remédios (15%) e produtos de beleza e cosméticos (12%) são os principais setores consumidos pelos novos adeptos de compras online. Serviços (10%), Roupas e acessórios (8%) e eletrônicos (8%) fazem parte dessa lista, de acordo com o Kantar, site de dados e pesquisa, que conclui: 39% do público pretende aumentar as compras em sites e e-commerce.
Se compararmos o mês de abril com o mesmo período de 2019, temos um crescimento surpreendente no faturamento do e-commerce brasileiro. Trata-se de um faturamento de R$ 9,4 bilhões, um aumento de 81%, segundo o Compre&Confie.
Foram 24,5 milhões de compras online, um aumento de 98% comparado a abril de 2019.
De promissor, o digital passou a se tornar realidade. A empresa que não se adaptar vai abrir espaço para concorrência.
Você também pode gostar: Qual atitude sua marca deve ter sobre o Coronavirus?
Muitas empresas tiveram que acelerar a transformação digital e passaram a atuar no digital. Ações que estavam no radar das empresas, foram colocadas em prática para suprir a demanda do público e não gerar uma queda brusca no faturamento. Assim como a mudança no hábito de consumo, a forma como os negócios serão geridos através da internet também será irreversível.
Isso não significa o fim das lojas físicas, mas sim a consolidação de um novo canal de consumo.
Quer vender através da internet? Conheça nosso serviço de e-commerce e marketing digital. Somos uma agência pronta para te ajudar!