Vai fazer um projeto de identidade visual para sua empresa e pintou aquela dúvida sobre o que é o manual de marca?
Ou então, já possui uma marca e ao fazer um novo projeto como desenvolvimento de site ou uma comunicação visual, e solicitaram o manual de marca e você não sabe do que se trata?
Não se preocupe. A maioria das empresas – principalmente de pequeno e médio porte – não possuem um manual de marca. Isso acontece porque, geralmente, no início da empresa, em meio a inúmeros assuntos, a identidade visual fica com um papel secundário.
Conforme a empresa cresce, a necessidade de uma identidade visual estruturada aumenta, e, consequentemente, o manual de marca também, afinal, esse é um documento fundamental para garantir uma reprodução positiva da sua identidade.
O que é o manual de marca e identidade visual?
O manual de marca desempenha um papel fundamental na manutenção da imagem de uma marca, principalmente na aplicação e reprodução da identidade visual.
Trata-se de um documento essencial para manter a consistência, harmonia e integridade visual e comunicacional de uma marca, pois a aplicação da marca segue e respeita o que foi definido no manual de marca.
O Manual de Marca é uma referência indispensável para assegurar que todos os aspectos visuais de uma marca sejam aplicados de forma correta e harmônica em toda comunicação e pontos de contato.
É um documento detalhado que define não apenas como os elementos visuais da marca devem ser utilizados, mas também estabelece diretrizes que garantem a transmissão de uma comunicação coerente e reconhecível.
Na prática, ao adotar um manual para sua marca e manter o seu uso, você elimina a possibilidade de a comunicação da sua marca ser mal reproduzida ou inconsistente, principalmente quando isso depende do uso de terceiros.
Por exemplo: sua marca vai patrocinar um evento, e a produção do evento pediu o logo da sua empresa para estampar na comunicação desse evento, que consiste em camiseta, redes sociais, backdrop e outdoor.
Com o manual em mãos, o responsável pela produção desses materiais pode visualizar as regras de uso da sua identidade, redução mínima, variação, tipo de background permitido, enfim, toda diretriz para que sua identidade não seja mal reproduzida.
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Por que é importante ter um manual de identidade visual?
Considerado como um documento essencial para a identidade visual da empresa, o manual de marca é fundamental para manter uma consistência na comunicação. A ausência do manual permite brechas de interpretação no uso da marca.
Separamos os principais benefícios que explicam por que é importante ter um manual de marca:
• Padronização da comunicação
Um manual de marca garante que toda comunicação da marca mantenha o mesmo padrão. Isso proporciona maior consistência e contribui para o reconhecimento da marca por parte do público. Além disso, evita interpretações não desejadas.
• Facilitar e agilizar os processos de criação
Criar uma peça sem um manual de identidade visual é como uma folha em branco. E, nesse cenário, isso não é positivo, pois você pode perder a harmonia e a identidade dos elementos. Quando temos um manual de marca, o processo de criação se torna mais ágil, afinal, a fonte, espaçamentos, cores, formas e demais elementos já foram definidos.
• Garantia da consistência visual
Toda comunicação da sua marca mantém o mesmo padrão. Isso não significa que toda comunicação será igual, mas sim que terá a mesma identidade, garantindo uma consistência visual para sua marca.
• Proteção da identidade visual
Ao adotar o manual de identidade visual, regras de uso e aplicação são definidas, protegendo a sua identidade visual contra uso incorreto e interpretações equivocadas.
Portanto, se você quer consolidar a presença da sua marca, é fundamental ter uma boa estrutura de identidade visual e, claro, um manual de marca.
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PS: O termo “manual de marca” mencionado no decorrer deste artigo refere-se à marca como um elemento gráfico da identidade visual.