A Analise SWOT é uma ferramenta incrível para pequenas e médias empresas conseguirem entender mais sobre seu próprio negócio, posicionar a empresa no mercado, além de ser uma base para atuação no Marketing Digital.
Grandes empresas possuem departamentos especializados para realizar essa análise. Pequenas e médias empresas muitas vezes deixam a Análise SWOT de lado por não entender sua importância e como usá-la ao seu favor. Um grande erro, pois além de ser facilmente desenvolvida, ajuda muito a entender sobre sua própria empresa e melhorar a forma de atuação – sim, todos precisamos melhorar.
Afinal, o que é uma Análise SWOT?
A Análise SWOT é uma ferramenta clássica da administração que ganhou notoriedade nos últimos tempos devido ao crescimento do empreendedorismo. Trata-se de uma análise da própria empresa por diversas perspectivas.
SWOT é uma sigla em inglês para Strengths (força), Weaknesses (fraqueza), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). No Brasil também é conhecida como análise FOFA. Os pontos fortes e fracos são identificados dentro da própria empresa. Já as oportunidades e ameaças são encontrados no ambiente externo, e variam de acordo com o cenário econômico, concorrência e o comportamento do consumidor.
Pensando nisso, é recomendado que sua Análise SWOT seja revista constantemente. Uma oportunidade identificada há 3 anos pode ser vista como uma ameaça nos dias de hoje, e vice-versa.
Análise SWOT: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças
As forças da empresa geralmente nós sabemos. Nenhum negócio cai do céu. Se estamos empreendendo algo é porque acreditamos na força que esse negócio tem. Durante o processo de análise, podemos identificar uma ou outra força que não esperávamos, mas no geral, já temos as forças na ponta do lápis.
Fraquezas, Oportunidades e Ameaças são os pontos que devemos avaliar muito bem na nossa Análise SWOT. Deixe o otimismo de lado, saia um pouco do papel de gestor e avalie como espectador, converse com outras pessoas sobre seu negócio, amigos, sócios, colaboradores, clientes, família, e o principal, não deixe fatores pessoais afetarem sua análise.
Identificar as fraquezas é fundamental para sua empresa. Arrisco dizer que identificar as fraquezas na Análise SWOT ajudam mais do que as forças, principalmente na atuação do Marketing Digital. Isso porque ajudam a entender os melhores caminhos a serem seguidos. Em português claro, mostra onde você pode e onde não pode pisar.
A análise SWOT é uma etapa fundamental dentro do seu Planejamento de Marketing Digital.
O preço em alguns negócios pode se enquadrar como uma fraqueza na Análise SWOT. Você identifica um ponto de equilíbrio entre custo x benefício, por exemplo, quando tem a qualidade como uma força. A empresa não será reconhecida como a que vende o produto mais barato do mercado, mas pode ser reconhecida como a que tem mais qualidade. Uma vez que o consumidor entende a qualidade, o preço deixa de ser visto como um problema, justificando a qualidade que o produto oferece.
Oportunidades! Assim como as ameaças, esses dois aspectos variam bastante de acordo com o atual cenário econômico da região e o comportamento do público-alvo.
A economia em recessão, por exemplo, pode ser uma oportunidade para algumas empresas e uma ameaça para outras.
Identificar uma ameaça é muito importante para seu negócio. Grandes empresas ignoraram o avanço da tecnologia e não identificaram isso como uma ameaça. Tiveram prejuízos gigantescos, e em alguns casos até fecharam as portas porque não entenderam como ameaça um aspecto que engoliu a empresa.
Seja o mais honesto e coerente possível na sua Análise SWOT. Liste com clareza os principais pontos. Se for preciso, dê nome aos bois. Se uma determinada empresa é uma ameaça para seu negócio, anote o nome da empresa, acompanhe sua atuação e absorva aquilo que pode fazer você melhorar.
Toda ameaça carrega uma oportunidade. E toda oportunidade tem um pouco de ameaça. Saiba identificar isso.
Por que fazer uma Análise SWOT?
Agora que você já listou todos os ítens para sua Análise SWOT, é hora de colocá-la em prática.
É recomendado que as ações da sua empresa, seja de marketing, publicidade, lançamento de um novo produto ou branding passem pela Análise SWOT. Dessa forma você consegue identificar com mais clareza o que pode e não pode dar certo para sua empresa.
Claro que você não pode deixar essa análise travar suas ações. Esse recurso deve ser usado sempre a seu favor e somar para sua marca.
Se você ainda não usa a Análise SWOT para sua empresa, experimente esse recurso. Tenho certeza que vai ajudar muito nas atuações da marca e na sua própria maneira de enxergar o mercado.
Convido você a conhecer nossa Agência Digital. Aplicamos a Análise SWOT no planejamento dos nossos projetos, e junto com o cliente, entendemos os melhores rumos para a atuação da marca no Marketing Digital.