As lições que a pandemia gerou para o empreendedorismo - Agência Fante
Branding

As lições que a pandemia gerou para o empreendedorismo

Por Micael Delgado 08 de outubro, 2020 3 min. de leitura

A pandemia mudou nosso comportamento, tanto no âmbito pessoal como profissional. Isso já não nenhuma novidade. Concorde ou não, vivemos em uma nova realidade, e essa realidade acelerou de forma surpreendente a transformação digital de muitas empresas.

Processos que levariam anos para serem implementados, foram colocados em prática em meses, não por escolha, mas talvez por sobrevivência.

Marcas definitivamente entenderam que as pessoas são importantes, e vender deixou de ser o principal objetivo para se tornar uma consequência.

As lições que a pandemia gerou para o empreendedorismo

As lições que a pandemia gerou para o empreendedorismo

Esse momento evidenciou atitudes e comportamentos, e deixou as empresas expostas. Exigiu muita habilidade e trouxe algumas lições para o empreendedorismo.

Quero compartilhar aqui algumas dessas lições que a pandemia trouxe para o empreendedorismo e que considero relevantes, não somente para esse momento, mas para toda uma jornada de empreender.

 

Mais ação: é preciso colocar em prática

Planejamento é fundamental para qualquer negócio, mas é preciso agir. A pandemia evidenciou a importância de agir, de colocar em prática o planejamento.

Parece óbvio, mas quanto mais você demora para agir, mais demorado será o seu resultado. Essa iniciativa torna sua ideia vulnerável e suscetível a críticas e erros, mas isso é fundamental para o fortalecimento e aprimoramento.

Não se apegue ao planejamento perfeito. Quando acreditar que isso aconteceu, pode ter outra empresa fazendo algo semelhante, ou talvez melhor do que você.

Agilidade: O momento é agora

É preciso agir, e rápido. Não há mais espaço para burocracias desnecessárias e hierarquias de aprovação sem sentido. Isso não significa que hierarquias não devam ser respeitadas, muito menos que a filosofia da empresa deva ser ignorada.

Inclusive, ter uma filosofia de empresa alinhada entre os colaboradores é um ponto crucial para ser assertivo e ganhar agilidade durante os processos.

Agilidade na empresa é mais um princípio antigo que foi aguçado com a pandemia. Até mesmo as corporações tradicionalmente mais burocráticas estão criando métodos para dar liberdade de decisão para seus colaboradores com o objetivo de agilizar as ações.

Coloque seu propósito em prática

Uma marca com propósito tem uma maior aceitação do público. Todo mundo quer criar um relacionamento com uma marca viva, que tenha sensibilidade e defenda aquilo que acredita.

Mas esse propósito não pode ficar só no papel, é preciso colocar em prática. Defender a bandeira do meio ambiente, por exemplo, e não aplicar nenhuma medida sobre isso no dia a dia da empresa, não faz sentido.

Seja humano, nem tudo se resume a vendas

No início da pandemia, notamos diversas marcas mudando o tom da sua comunicação. Deixou de fazer sentido um apelo de vendas quando o mundo passava por uma situação inédita de pandemia.

Empresas deixaram de vender para ajudar o próximo, e em determinados casos até outras empresas de menor porte que sofreram na pele os impactos da pandemia.

Atitudes como essa serão lembradas pelos consumidores, que provavelmente não se importam em pagar 10% a mais por um produto dessa marca porque entendeu que é uma marca com propósito, e que em um momento de dificuldade, abriu mão das vendas para encontrar formas de ajudar o próximo.

É possível: seu público alvo usa a internet

Pois é, caiu por terra a lenda de que seu público não usa a internet. Ficou claro que a internet não é formada só de jovens. Você pode até achar essa afirmação sem sentido, mas ainda existem (ou existiam) empreendedores que acreditavam que seu público alvo não usava a internet. Principalmente aqueles que tinham como target +50.

Esse foi mais um ponto evidenciado pela pandemia. Principalmente no início do isolamento, quando quase tudo era feito pelo celular.

Lições que a pandemia gerou para o empreendedorismo

Lições que a pandemia gerou para o empreendedorismo

Essas foram algumas lições que a pandemia evidenciou para nós empreendedores. De fato não há nenhum princípio novo, somente uma combinação de atitudes que podem proporcionar mais sucesso nessa jornada de empreender.

Gostou desse texto? Comente com a gente o que achou e sinta-se convidado para conhecer a Agência Fante, uma agência de Marketing Digital que se propõe a ser uma parceira de seus projetos e torná-los incríveis.

Uma parceria de projetos incríveis

Vamos começar
um projeto juntos?

Seu projeto merece ficar em boas mãos, conte com a nossa agência para isso. Tem todas informações e está preparado? Então vamos começar!

Faça um orçamento

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.