Tive o insight de compartilhar alguns pontos que você precisa saber antes de criar seu blog corporativo enquanto finalizava um material para o blog da agência em um domingo de manhã.
Trabalhar de domingo não é nenhum sacrifício para quem almeja grandes resultados, mas cá entre nós, é parte do processo e não da realização.
Agora você deve estar pensando: o que eu tenho a ver com isso?!
Pois é! Fiz questão de enfatizar esse ocorrido para abrir esse artigo esclarecendo que fazer um blog exige muito empenho e dedicação. Não significa que você vai trabalhar todo domingo. Espero que não, inclusive. Mas você não vai criar em 2 minutos artigos relevantes que farão do blog da sua empresa um blog de sucesso.
Isso porque você precisa resolver problemas, e resolver problemas não é uma tarefa fácil.
Imagine que você está em um palco falando para centenas de pessoas que estão ali para ouvir o que sua marca tem a dizer sobre determinado assunto. Você não vai falar qualquer coisa, muito menos discursar sem um preparo. Você precisa manter o público interessado naquilo que você está dizendo.
Provavelmente seu público chegou até um artigo do seu blog porque se interessou pelo título ou pelo assunto. Cabe a você, através de textos, imagens e vídeos, conquistá-lo.
Criar um blog para sua empresa é uma ferramenta primorosa que vai te ajudar a:
- Captar leads
- Comunicar-se com seu público-alvo
- Divulgar e transmitir uma boa imagem da sua empresa
- Educar seus consumidores
- Fidelizar e ajudar clientes
Vamos lá! O que você precisa saber antes de criar um blog corporativo!
Separei 10 dicas fundamentais que você precisa saber antes de criar o blog da sua empresa. Trata-se de conhecimentos já vivenciados tanto no blog da Agência Fante como em projetos implementados para outros clientes.
Trata-se de um blog de uma empresa
Pode parecer meio óbvio isso, mas você não pode se esquecer que tudo que estará falando no blog será diretamente relacionado com a empresa. Isso significa que a forma como você escreve dará o tom de como o público vai interpretar a empresa.
Escrever sobre assuntos que não fazem sentido ou teorias mirabolantes não vai causar uma boa imagem para sua empresa.
O público também sabe que se trata de um blog corporativo. Não se esqueça disso. Criar uma lista das 5 melhores empresas, por exemplo, e colocar a sua no topo vai parecer banal.
Priorize o público, não sua empresa.
De que adianta ter um blog para ficar falando sobre a própria marca? Ninguém que chegou até seu blog quer saber sobre a sua empresa. No futuro a ideia é que o visitante conheça a empresa e venha a fazer negócio com você. Essas etapas fazem parte do funil de vendas.
No geral, seu público quer saber sobre um assunto específico, não necessariamente sobre como a sua empresa é boa e vai vender uma solução para ele. Deixe que ele compreenda naturalmente que o serviço ou produto da sua empresa é exatamente o que ele precisa.
Resolva as dores do seu público.
Em muitos casos seu público está visitando o blog porque tem um problema para ser resolvido, e provavelmente sua empresa oferece um serviço ou produto relacionado com a solução desse problema. Essa é uma oportunidade única de apresentar sua empresa e seus serviços.
Não tenha medo de resolver os problemas do seu público. Se em um texto você vai “entregar o ouro” a ponto da pessoa nunca mais precisar do seu serviço ou produto, você precisa rever o tipo de serviço que está prestando, e provavelmente corre um sério risco de ser engolido pela próxima tecnologia.
O fato é que resolvendo um problema, você causa uma boa impressão para seu público, por mais que essa solução seja paliativa e faça com que a pessoa não consuma seu serviço nesse momento. Provavelmente ela não iria consumir de qualquer forma, mas você ajudou ela e deixou claro que tem um serviço que pode ajudar ainda mais.
Ofereça conteúdos interessantes.
Falar aquilo que todo mundo já está falando não vai impressionar seu público. Seu blog será só mais um em meio a centenas de blogs que falam a mesma coisa. Ofereça um conteúdo interessante, que você acredita que vai surpreender seu público e agregar conhecimento.
Outro erro comum é reproduzir matérias de grandes veículos de comunicação. Você não vai conseguir competir com esses meios.
Não se apegue ao volume de postagens
Uma publicação por dia pode parecer uma grande ideia. Mas será que você terá conteúdo relevante para o ano todo? Será que vai conseguir manter essa frequência? Vai conseguir se dedicar todo dia a criar um bom conteúdo para o blog? Provavelmente não. Recomendo que se programe para postar em uma periodicidade moderada, que seja possível mantê-la por um bom tempo.
Você vai precisar de paciência…
Você não vai fazer um blog hoje, encher de conteúdo desinteressante e ser uma referência no assunto dentro de um mês. Isso é ilusão. O blog corporativo é um excelente canal para se comunicar com seu público, mas é preciso ter paciência com os resultados.
…e persistência
Muitas vezes você vai passar horas escrevendo um artigo e ninguém vai ler. Isso acontece. Não desista e siga em frente. Busque outros temas que possam ser mais interessantes e persista no blog. Não se abale com os resultados baixos, principalmente no começo.
Faça um planejamento
Não é do dia para noite que as coisas vão acontecer. Além da paciência e persistência, faça um planejamento para seu blog de no mínimo 6 meses. Se publicar em média um artigo a cada 15 dias, você terá 12 artigos nesse período. É um número bom para fazer um balanço do desempenho do blog.
Pesquise e estude bastante
Ficou claro que escrever artigos e manter um blog não é uma tarefa fácil. É fundamental você pesquisar para embasar aquilo que escreve. Em caso de dúvida, busque uma fonte confiável ou então não fale sobre algo que não tenha certeza. Distribuir uma informação equivocada mesmo de forma não intencional pode lhe causar grandes prejuízos.
O português também é crucial. Pintou aquela dúvida se berinjela é com g ou com j, pesquise. Nesse caso você vai descobrir que pode usar tanto g como j. Mas em outros casos, pode cometer erros que irão prejudicar sua marca.
E se errar, que sirva de lição.
A grande vantagem de um erro é que podemos tirar um aprendizado daquilo. É errando que se aprende.
Não quero desmotivar ninguém a fazer um blog corporativo, muito pelo contrário, minha intenção é mostrar que um blog é uma ferramenta incrível para se relacionar com seu público. Entretanto é trabalhoso, principalmente nos dias de hoje que encontramos inúmeros matérias com pouco conteúdo relevante.
Destacar-se através do blog é uma grande vantagem. Dedique-se na criação de artigos. Entenda isso como uma forma de estudo, não como uma obrigação chata. É compensatório, pode acreditar.
Dessa vez eu não vou encerrar o artigo falando sobre os serviços de web design e marketing digital da Agência Fante, até porque eu espero que você sinta interesse de conhecê-los em nosso site.
Sinta-se livre para comentar, compartilhar experiências, e, se seguiu essas dicas, gostaria muito de um feedback 😉