Usabilidade! Essa é a palavra da vez. Sim, mais uma! Já falamos sobre design flat, site responsivo e agora chegou a vez de falar sobre a importância da usabilidade. Todos esses termos são tendências concretizadas de web design.
Há aproximadamente 10 anos o termo usabilidade ganhou notoriedade no processo de desenvolvimento web. Era visto como um procedimento utilizado somente em grandes empresas e multinacionais. Hoje o cenário mudou um pouco, porém a usabilidade continua em alta, e não é só assunto para multinacionais.
Usabilidade prioriza a experiência do consumidor.
Mais do que nunca a experiência do consumidor é um fator decisivo no processo de vendas. Principalmente no cenário digital. Um site pesado, cheio de informações confusas e páginas quebradas espantam seu cliente.
E se você perde um cliente, alguém ganha um novo cliente. Nesse caso, seu concorrente.
Vamos entender um pouco sobre usabilidade.
Usabilidade se refere a facilidade no processo de manusear uma ferramenta com um objetivo específico. No âmbito digital, usabilidade é o termo utilizado para uma experiência sem dificuldades no site ou aplicativo.
Ou seja, é fazer com que a forma como o usuário se conecta com sua marca ou produto se torne fácil.
Nos tempos atuais, qual é o preço de se criar dificuldades ou barreiras para que seu público tenha uma experiência com sua marca? Pois é, pode ter um preço bem alto, e em alguns casos até irreversível.
Afinal, por que facilitar a navegação do consumidor?
Não é nenhuma novidade que o comportamento do consumidor mudou, e nessa mudança a forma como ele se relaciona com sua marca também sofreu alterações. Variação do dispositivo de acesso, facilidade na informação, experiência, e um fator crucial que muitos ignoram: a expectativa do consumidor.
5 segundos. Quem espera mais do que 5 segundos para abrir um site? Quase ninguém. Salvo exceções de que a pessoa realmente precisa abrir aquele site, dificilmente vai aguardar esse curto período.
Caso o consumidor tenha buscado por uma palavra específica no Google e sua empresa aparece entre os principais resultados mas o desempenho do seu site não é satisfatório, esse consumidor vai voltar para busca e optar pelo seu concorrente.
Seu site tem que fazer com que seu consumidor sinta-se um rei. Dessa forma diminui as chances buscar outras opções.
Vamos supor que nessa mesma situação seu site carregue rapidamente mas o consumidor demorou mais de um minuto para encontrar o que buscava e perdeu seu precioso tempo vendo assuntos que não eram do seu interesse no site. Tchau!
Ou então ele encontrou o conteúdo com facilidade mas quando quis saber mais informações a página quebrou. Tchau!
Suponhamos que ele tenha acessado através do celular e o site não é responsivo. Tchau de novo!
Essas situações são só alguns exemplos corriqueiros. Caso seu consumidor não se sinta bem no seu site, ele vai sair e buscar outro que proporcione uma experiência melhor. E caso encontre um site na qual a marca demonstre interesse em resolver seu problema e proporcionar uma boa experiência, Bem vindo!
Enquanto alguns falam tchau outros falam bem-vindo. Quem você quer ser?
Os projetos de web design que desenvolvemos aqui na Agência Fante sempre exploram a usabilidade e a experiência do consumidor.
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