Mesmo sendo considerados conceitos correlacionados, existe uma grande diferença entre branding e identidade visual. Vamos falar um pouco sobre isso no decorrer deste artigo.
Antes de abordarmos a diferença entre branding e identidade visual, é fundamental entendermos o que cada um representa.
- O que é Branding?
- O que é Identidade Visual?
- Por que há confusão entre Branding e Identidade Visual?
- Diferença entre Branding e Identidade Visual
1. O que é Branding?
Branding é um termo que se popularizou bastante nos últimos tempos. Apesar de ser uma prática já usada, possivelmente com o aumento do número de empresas nos mais diversos setores, a necessidade de um diferencial competitivo para destacar-se no mercado fez com que o termo branding ganhasse popularidade.
Isso porque o branding está totalmente ligado ao diferencial de uma marca, e o que diferencia uma empresa da outra é fator decisivo de compra. Você consome de uma empresa porque, de alguma forma, ela chamou a sua atenção e ganhou a sua confiança.
O branding é um processo de construção e gestão de marca e envolve uma série de ações e estratégias para criar e moldar uma percepção da marca não somente para o seu público, mas para todos os stakeholders.
Basicamente, o branding determina a imagem que a marca transmite. É o posicionamento da marca (no papel, na prática e na percepção do público).
Entre seus principais componentes, destacamos:
- Estratégia de negócio
- Posicionamento de marca
- Cultura organizacional
- Diferenciação
- Comunicação
- Experiência do cliente
- Identidade Visual da marca
PS: É crucial frisar que o branding não pode ser resumido em poucos parágrafos; é uma gestão muito mais ampla, porém, a título de diferenciação com identidade visual, é válido o resumo.
2. O que é Identidade Visual?
Já a identidade visual consiste em um conjunto de elementos visuais que compõem e representam uma marca, tendo como ponto central o seu logotipo (ou somente logo, logomarca, isotipo, etc).
É a forma visual de como a empresa será reconhecida pelo seu público a partir dos pontos de contato. Os elementos da identidade visual são projetados para transmitir a essência e a personalidade da marca, fazendo com que seja reconhecida por isso.
Assim como o branding, a identidade visual tem a premissa de diferenciar e destacar (em alguns casos, mas nem sempre) a marca dos demais players, ao mesmo tempo que gera consistência e reconhecimento da marca por parte do público.
Entretanto, diferente do branding, a identidade visual não é um modelo de gestão. Uma vez feito, é reproduzido para toda a extensão da marca. Claro que isso não impede de ser revisitada e revisada.
Os principais componentes de uma identidade visual são:
- Logotipo: símbolo, ícone, tipografia ou uma combinação de elementos que representa a marca de maneira única
- Paleta de cores: tons que representam a marca, usados constantemente nos materiais de identidade
- Tipografia: além do logotipo, a família tipográfica que a marca deverá usar em seu material, desde o site até o papel timbrado
- Elementos gráficos: ícones, padrões e texturas que acompanham a identidade visual, auxiliando na identificação da marca
A identidade visual se manifesta em diversas aplicações, que são os pontos de contato com o público, e devem refletir a identidade visual, tais como:
- Papelaria (cartão de visita, pasta, papel timbrado, caderno, etc)
- Material digital (site da marca, assinatura de e-mail, perfil de redes sociais, etc)
- Produtos e embalagens
- Marketing (anúncios, banners, displays, etc)
- Comunicação visual (fachada, adesivação de automóveis, uniformes, etc)
- Brindes (ecobags, squeeze, mousepads, canecas, etc)
Você pode se interessar por: O que é um manual de marca e por que é essencial para sua empresa?
3. Por que há confusão entre Branding e Identidade Visual?
Quando falamos sobre “marca”, podemos ter diversas respostas. O problema é que, dependendo do ponto de vista, todas essas respostas estão corretas. Para um designer, a marca pode ser um logotipo. Já para um publicitário, a marca pode ser a empresa. E ambos estão corretos.
Acontece que, em alguns casos, o público cria uma associação de uma marca por meio dos aspectos visuais como logo, cores, tipografia, grafismos, etc., fazendo com que a identidade visual possa ser interpretada como sinônimo de branding.
Por isso, a percepção do público em relação à marca, quando focada no visual, pode confundir e colocar o branding e a identidade visual no mesmo pote, quando, na verdade, a identidade visual é um elemento do branding, que é uma gestão mais profunda da marca.
4. Diferença entre Branding e Identidade Visual
Afinal, qual é a diferença entre branding e identidade visual?
Basicamente, a identidade visual refere-se aos elementos visuais que representam a marca, como logo, cores, tipografia e símbolos. Já o branding consiste na gestão da marca, envolvendo a comunicação, posicionamento, diferenciação e também a própria identidade visual.
Apesar de, em alguns casos, há menção de branding para se referir a identidade visual de uma marca, existe diferença entre branding e identidade visual.
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