Aposto que você já deve ter ouvido falar sobre Storytelling por aí, não é mesmo? Se você não sabe o que é, nós vamos contar o que é um Storytelling e como aplicá-lo na sua marca ou empresa.
Todos gostam de ouvir boas histórias. Filmes, livros e pessoas contam histórias emocionantes, que encantam e geram uma reação no espectador. Com as marcas não poderia ser diferente.
Uma ótima forma de se comunicar é contando histórias.
Storytelling é um termo derivado de Storyteller, que em tradução livre significa “contador de histórias”, ou seja, storytelling pode ser entendido como o ato de contar histórias.
Storytelling: A Arte de contar histórias
Contar história é uma forma de dar vida para sua marca. Você cria uma conexão emocional com o seu consumidor, inspira, estimula, e consequentemente aproxima seu público da marca através da narração de fatos.
Devido a massificação de informações que temos nos dias de hoje, onde principalmente através da internet temos diversos meios e tipos de publicidade pipocando nas telas, o storytelling destoa do chamado marketing tradicional, pois aproxima o cliente do seu negócio através de uma narrativa interessante, criando uma relação entre consumidor e empresa.
E ter uma boa relação com o consumidor é o que toda empresa deseja.
Quanto mais interativo é o meio, mais fácil entreter o público com sua história. Um vídeo atrai mais o público do que um texto, por exemplo, porque além de contar também possibilita mostrar sua história.
Contar uma história não é uma tarefa fácil. É preciso criar um enredo, mostrar que a sua história é relevante, aproximar o público da sua marca e estreitar a relação entre ambos de uma forma benéfica tanto para seu público como para sua marca.
Produzindo um Storytelling para sua empresa:
Contar histórias ajuda a vender o seu produto de uma forma diferente da publicidade. É uma venda invisível, uma comunicação onde o seu consumidor se apaixona pela sua marca.
Storytelling é marketing de valor. Você deixa de vender um produto para vender uma ideia, e porque não um sonho?
Produzir um storytelling para sua marca segue, geralmente, a jornada do herói, que consiste em 5 etapas:
- Herói: é o seu público. Para criar um storytelling é fundamental você conhecer o seu público e entender o comportamento dele.
- Problema: todo mundo tem um problema. Um herói sem problemas para resolver não é um herói. Entenda as dores do seu público e defina qual é o problema da sua história. Esse ponto também pode ser trabalhado como uma frustração, para que posteriormente seja apresentada a superação.
- O mentor: é a sua marca, a empresa que vai resolver o problema do herói. Nesse momento da história o herói tem que confiar em seu mentor para seguir a sua jornada.
- O plano: é o seu produto ou serviço que vai ajudar o herói a resolver seus problemas. Sem um plano, não haverá uma solução.
- Solução: é a forma como sua marca vai atender essa necessidade. Essa é a parte mais importante da história, onde o apelo emotivo é, ao mesmo tempo o principal componente e soa natural, pois já foi previsto no decorrer da história.
Algumas dicas para criar seu enredo para Storytelling:
– A superação é mais importante do que o sucesso. Mostre que em meio as dificuldades, foi possível superá-las e que está no caminho do sucesso. Soa mais amigável e familiar para o seu público.
– Narre os fatos sem mentiras. Um bom contador de histórias não mente. Sua história deve ser transparente. Estamos na era digital, imagine que seu consumidor descubra que sua história na verdade é uma farsa, qual credibilidade restará para sua marca?
– Criar uma ligação da sua marca com o seu cliente através da história. Identifique-se com o seu público e conte aquilo que prenda a sua atenção.
Storytelling é marketing de valor. Pense e pesquise bastante antes de contar sua história. Tenha cautela e não tenha pressa, porque isso pode tornar sua história ruim.
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