O Coronavírus afetou a operação de basicamente todas as empresas. Até mesmo aqueles com atuação totalmente online sentiram os efeitos dessa pandemia que chegou sem pedir licença. Perante essa situação, a pergunta crucial de empreendedores, gestores e empresários é: qual atitude minha marca deve ter sobre o Coronavírus?
Minha marca deve se posicionar sobre o Coronavírus? Precisamos falar alguma coisa a respeito? Um pronunciamento, uma atitude, protesto, dica, conteúdo, lamentação… Precisamos fazer alguma coisa, correto?! ERRADO!
Você já deve ter ouvido falar sobre a síndrome de FoMO (Fear of Missing Out)*, que representa o medo que uma pessoa tem de perder algo ou ficar de fora de algo que aconteça no mundo tecnológico, principalmente nas redes sociais. Ou seja, é uma expectativa de pertencer e acompanhar os avanços da tecnologia, ficando por dentro das últimas novidades.
Essa síndrome reflete na atuação das marcas. Observamos uma cobrança excessiva de pertencimento e uma necessidade de fazer parte dos últimos acontecimentos, por mais que isso indiretamente não faça parte do cotidiano da empresa.
Principalmente por essas empresas terem uma atuação nas redes sociais e disputar atenção não somente com outras marcas, mas também com outras pessoas é que essa necessidade de pertencimento vem a tona. E isso pode ser traiçoeiro: não há nada mais deselegante que um meme fora de timing.
A grande questão é: minha marca deve se posicionar sobre o Coronavírus?
Caso sua empresa atue diretamente no ramo da saúde, sim, você precisa se posicionar e dar esclarecimentos sobre a situação. Caso contrário, você não tem o dever de se posicionar sobre essa pandemia.
Veja bem, o fato da sua marca não ter a obrigatoriedade de se posicionar não significa que você não pode se posicionar, muito pelo contrário.
As empresas que estão aptas a funcionar e tem contato com o público tiveram que se adequar para evitar a proliferação do vírus, como fornecimento de alcool em gel, distanciamento de filas, etc. Empresas que conseguiram implantar o Home Office, fizeram. Comunicar esse tipo de adequação é esclarecedor para seu público.
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Criar conteúdos que estão de acordo com o atual momento representa versatilidade, e mostra que além de se preocupar com o que acontece ao redor, a empresa consegue se adaptar a isso.
Imagine uma rede de supermercados fazendo comerciais no horário nobre da tv chamando seu público para o estabelecimento, enquanto no estado de São Paulo, mais da metade da população respeita a quarentena? Independente de concordar ou não, é extremamente descabido para uma marca uma atitude como essa.
O que a rede de supermercados faz? Exibe o comercial e assina informando seus consumidores para que peçam pelo app. Bola dentro! Demonstra preocupação com seus consumidores, agilidade para se adaptar e solução para contornar um momento de crise. Não é atoa que compras online de supermercados tiveram um aumento de 96%*.
Legal, falar de grandes marcas é fácil. E os pequenos e médios negócios, como podem se posicionar sobre o Coronavírus?
Existem inúmeras maneiras de uma marca se posicionar sobre o Coronavírus, mas antes é preciso se planejar. O primeiro passo é procurar entender o atual cenário e o comportamento do público. As pessoas estão confinadas dentro de casa, tanto para trabalhar como nos momentos de lazer e descanso.
Sua marca não pode fazer um conteúdo com 5 looks para passear no shopping. Bola fora. Mas pode dar dicas sobre vestimenta em videoconferências, por exemplo. É uma forma de adaptar um conteúdo relevante para esse momento.
Além das dicas clássicas sobre lavar as mãos com água e sabão, uso do álcool em gel, máscara, higiene e etc (vamos lembrar do timing), podemos abordar conteúdos, dicas, games, enquetes e claro, caso seja necessário, adaptar os serviços para venda online.
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Sua marca quer falar sobre o Coronavírus? Ótimo. Lembre-se sempre de gerar conteúdos relevantes e evite polêmicas. Sua marca tem vida própria, e sua opinião pessoal não precisa reverberar nas publicações da sua empresa.
Mais uma vez, não sinta-se pressionado a fazer alguma ação sobre esse assunto somente porque os outros estão fazendo. Pense, planeje e faça algo que tenha sentido para sua marca e seu público.
Sairemos dessa em breve. Agora, muita paciência, disciplina e perseverança! 🙂
*Entenda mais sobre FoMO aqui.