Usabilidade: o pilar da experiência do consumidor - Agência Fante
Marketing digital

Usabilidade: o pilar da experiência do consumidor

Por Micael Delgado 08 de junho, 2018 2 min. de leitura

Usabilidade! Essa é a palavra da vez. Sim, mais uma! Já falamos sobre design flat, site responsivo e agora chegou a vez de falar sobre a importância da usabilidade. Todos esses termos são tendências concretizadas de web design.

Há aproximadamente 10 anos o termo usabilidade ganhou notoriedade no processo de desenvolvimento web. Era visto como um procedimento utilizado somente em grandes empresas e multinacionais. Hoje o cenário mudou um pouco, porém a usabilidade continua em alta, e não é só assunto para multinacionais.

Usabilidade prioriza a experiência do consumidor.

Mais do que nunca a experiência do consumidor é um fator decisivo no processo de vendas. Principalmente no cenário digital. Um site pesado, cheio de informações confusas e páginas quebradas espantam seu cliente.

E se você perde um cliente, alguém ganha um novo cliente. Nesse caso, seu concorrente.

Vamos entender um pouco sobre usabilidade.

Usabilidade se refere a facilidade no processo de manusear uma ferramenta com um objetivo específico. No âmbito digital, usabilidade é o termo utilizado para uma experiência sem dificuldades no site ou aplicativo.

Ou seja, é fazer com que a forma como o usuário se conecta com sua marca ou produto se torne fácil.

Nos tempos atuais, qual é o preço de se criar dificuldades ou barreiras para que seu público tenha uma experiência com sua marca? Pois é, pode ter um preço bem alto, e em alguns casos até irreversível.

Usabilidade: pilar da experiência do consumidor

Usabilidade: pilar da experiência do consumidor

Afinal, por que facilitar a navegação do consumidor?

Não é nenhuma novidade que o comportamento do consumidor mudou, e nessa mudança a forma como ele se relaciona com sua marca também sofreu alterações. Variação do dispositivo de acesso, facilidade na informação, experiência, e um fator crucial que muitos ignoram: a expectativa do consumidor.

5 segundos. Quem espera mais do que 5 segundos para abrir um site? Quase ninguém. Salvo exceções de que a pessoa realmente precisa abrir aquele site, dificilmente vai aguardar esse curto período.

Caso o consumidor tenha buscado por uma palavra específica no Google e sua empresa aparece entre os principais resultados mas o desempenho do seu site não é satisfatório, esse consumidor vai voltar para busca e optar pelo seu concorrente.

Seu site tem que fazer com que seu consumidor sinta-se um rei. Dessa forma diminui as chances buscar outras opções.

Vamos supor que nessa mesma situação seu site carregue rapidamente mas o consumidor demorou mais de um minuto para encontrar o que buscava e perdeu seu precioso tempo vendo assuntos que não eram do seu interesse no site. Tchau!

Ou então ele encontrou o conteúdo com facilidade mas quando quis saber mais informações a página quebrou. Tchau!

Suponhamos que ele tenha acessado através do celular e o site não é responsivo. Tchau de novo!

Essas situações são só alguns exemplos corriqueiros. Caso seu consumidor não se sinta bem no seu site, ele vai sair e buscar outro que proporcione uma experiência melhor. E caso encontre um site na qual a marca demonstre interesse em resolver seu problema e proporcionar uma boa experiência, Bem vindo!

Enquanto alguns falam tchau outros falam bem-vindo. Quem você quer ser?

Os projetos de web design que desenvolvemos aqui na Agência Fante sempre exploram a usabilidade e a experiência do consumidor.

Precisa conquistar mais clientes através do Marketing Digital? Fale conosco.

Uma parceria de projetos incríveis

Vamos começar
um projeto juntos?

Seu projeto merece ficar em boas mãos, conte com a nossa agência para isso. Tem todas informações e está preparado? Então vamos começar!

Faça um orçamento

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.