Marketing digital se resume a vendas? Entenda como o Marketing Digital ajuda sua empresa
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Marketing digital se resume a vendas? Entenda como o Marketing Digital ajuda sua empresa

Por Micael Delgado 12 de fevereiro, 2019 5 min. de leitura

“Venda qualquer produto com Marketing Digital!”, “Conheça a fórmula de vendas do Marketing Digital!”, “Fature um milhão em uma semana com o Marketing Digital”. Provavelmente você já viu alguma dessas promessas de como Marketing Digital vai transformar você em uma máquina de vendas.

Vender é crucial para qualquer empresa, mas vamos combinar, antes da venda é preciso ter um produto ou um serviço, e antes de falar sobre vendas no marketing digital, vamos falar sobre o produto que você quer vender.

Marketing digital para produto ruim não funciona.

Marketing Digital se resume a vendas?

Marketing Digital se resume a vendas?

Seu produto precisa ser no mínimo bom, entregar aquilo que promete e ter diferenciais em relação a concorrência.

Um produto que não entrega aquilo que promete pode até ser vendido através do Marketing Digital, mas não passa de promessa. Nesse caso, você corre o risco de ter o que considero um dos maiores pesadelos para um negócio: clientes insatisfeito na internet.

Você também pode pensar que um produto bom não precisa de marketing. É um erro comum, infelizmente. E eu lhe pergunto: de que adianta ter um excelente produto guardado na gaveta e ninguém conhecê-lo?

Faça um exercício, pense em alguns produtos e serviços que você consome. Pense em uma marca de roupa, sapato, um modelo de carro, celular, televisão, notebook, etc. Pois é, por mais que esses produtos tenham um ótimo desempenho, eles precisam explorar o marketing e a publicidade não somente para mostrar como o produto é bom, mas por que a concorrência vai fazer.

Se você tem o melhor produto do mundo guardado na gaveta e seu concorrente tem um produto inferior ao seu e trabalha o marketing e a publicidade, quem você acha que vai ter sucesso?

Agora que já entendemos da importância de ter um produto de qualidade, vamos para grande questão:

Afinal, Marketing Digital é só vendas?

O objetivo do marketing digital deve incluir vendas, seja no curto, médio ou longo prazo. É através das vendas que a empresa vai gerar lucro.

Toda venda precisa de um comprador. B2C ou B2B, alguém precisa comprar aquilo que está a venda.  E na decisão de compra, nós consumidores consideramos além de pontos cruciais de uma marca, o valor que aquele produto vai nos proporcionar.

Credibilidade da marca. Se considerarmos grandes marcas como como Adidas, Nike, Honda, Fiat, Apple, Samsung, etc, elas já fizeram e mantem um trabalho minucioso para manter sua credibilidade no mercado. E conseguem. Uma camisa da Adidas está associada a um estilo de vida: isso também é valor. Um tênis de corrida da Nike vai te ajudar a realizar seu esporte: qualidade.

Se você entrar na loja da Adidas e a camisa que representa seu lifestyle estiver escondida na gaveta do gerente no fundo da loja, você vai comprá-la? Provavelmente nem saberá da sua existência. Se a italiana Fiat fizesse o novo modelo da Toro e não contasse pra ninguém, alguém compraria? Por isso que além de um produto de qualidade, credibilidade e autoridade da marca, é preciso trabalhar o marketing e fazer publicidade.

Sua marca precisa ter uma boa imagem perante ao público. Precisa ser reconhecida como uma empresa que entrega aquilo que promete, que tem um bom produto, uma proposta de valor e que faz o público sentir desejo de adquirir seus produtos.

Ser reconhecida como uma marca de qualidade – e isso é diferente de vender produtos com preço alto – poupa argumentos da sua empresa para convencer o cliente de comprar seu produto. Ou seja, facilita o processo e a comunicação.

Vamos usar outro exemplo: a Apple anuncia o lançamento de um novo modelo de iPhone. As pessoas vão fazer fila para comprar independente dos benefícios que o aparelho possui. Agora imagine uma empresa sem o reconhecimento da Apple lançando um aparelho tão bom quando o novo iPhone pela metade do preço. Será preciso muita comunicação e muito argumento para conquistar a confiança do público a ponto de querer arriscar experimentar esse novo produto.

Percebe como uma coisa ajuda a outra? Como trabalhar a imagem da marca facilita nos argumentos de venda?

Planejamento é fundamental para o Marketing Digital

Planejamento é fundamental para o Marketing Digital

Portanto, o Marketing Digital vai muito além de somente vender. A venda sem uma estruturação de marca, sem um bom produto, sem um estudo e um planejamento específico para marca pode ser um castelo de areia.

Não é meu objetivo desmerecer aqueles que vendem formulas para vender através do marketing digital, até porque a maioria sabe e utiliza esse processo de autoridade e credibilidade da marca.

Achei necessária essa explanação pois vejo muitas marcas querendo vender de uma forma rápida e barata. Não significa que isso seja impossível, óbvio que é possível, porém um trabalho de vendas fica inconsistente sem trabalhar a marca.

Planejamento e paciência, a médio e longo prazo, é lucrativo. Se a sua marca é nova no mercado, ou vem de uma atuação tímida, você vai precisar argumentar muito para fazer seu público-alvo acreditar que pode comprar seu produto.

Quando nós consumidores já conhecemos uma marca, acompanhamos seu trabalho, seja através das redes sociais ou de forma independente, ou até mesmo quando a marca já nos ajudou com um conteúdo relevante, dicas e informações, fica mais fácil consumir seu produto. Basicamente a dúvida da empresa entregar ou não aquilo que promete é deixada de lado para dar lugar a expectativa de receber um produto desejado.

Como você deseja que sua empresa seja reconhecida pelo seu público?

Conheça nosso trabalho aqui e faça um orçamento conosco para ajudarmos sua marca a ganhar relevância na internet e não menos importante, vender mais 😉

 

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