Minha loja não abre. Como vender em tempos de coronavírus? - Agência Fante
Marketing digital

Minha loja não abre. Como vender em tempos de coronavírus?

Por Micael Delgado 24 de março, 2020 4 min. de leitura

A Pandemia do Coronavírus mexeu com a rotina de todo mundo. Com o anúncio de quarentena, a população fica em casa e o comércio consequentemente fecha as portas. Uma agonia constante para o pequeno e médio empreendedor que depende da loja física. A dúvida é: como vender em tempos de coronavírus? 

Antes de qualquer coisa é fundamental endossar a recomendação de especialistas para que seja feita a quarentena. Quanto maior o número de pessoas dentro de casa, menor é a chance de propagação do vírus. Consequentemente, diminuímos o período da pandemia. Ou seja, ficar em casa é a escolha mais inteligente no curto, médio e longo prazo.

Nota: Esse texto foi escrito em 24 de março. Mais de 2 meses se passaram, a recomendação não foi seguida e na maioria do país a quarentena permanece.

Então, como vender em tempos de coronavírus? Vender da forma tradicional, em loja física, balcão e com contato físico está descartada por um breve período. Por isso, é preciso se reinventar para vender em tempos de coronavírus, ou migrar as vendas para um canal alternativo. 

Nota 2: Já há medidas de restrição para atuação de comércios físicos, como limitação de pessoas no estabelecimento e distanciamento em filas.

É importante entendermos o atual cenário. Seu consumidor ainda existe, mas está em casa, e a procura pelo seu produto pode sofrer variações. Você pode buscar alternativas para vender ou então manter uma comunicação e entregar conteúdos relevantes para seu consumidor, para que quando isso tudo passar – e vai passar em breve – ele tenha o desejo de consumir seu produto. 

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Como vender em tempos de Coronavírus

Como vender em tempos de Coronavírus

Serviços de Delivery ou entrega:

Caso sua empresa venda um produto físico e tem a possibilidade de realizar entrega desse produto, ou até mesmo já tem o delivery implementado, é uma grande oportunidade explorar esse serviço nesse momento.

Para isso, mais do que nunca é preciso ter um canal de vendas alinhado para entregas. Telefone, mensagem, aplicativo, e-mail ou até mesmo uma loja online. É fundamental ter uma alternativa e não depender de um único meio. Se hoje você vende por whatsapp, é importante ter a opção de telefone também. 

Nesse momento a demanda tende a diminuir e a procura aumentar, e na maioria das vezes o cliente conta com o seu produto. Se ele não consegue concluir o pedido sem esclarecimentos, a frustração pode ser maior ainda, gerando até mesmo avaliações negativas.

Além disso, é preciso que a logística de entrega esteja alinhada. Evitar grandes atrasos é fundamental, assim como tomar os devidos cuidados com aqueles que fazem as entregas, e fornecer medidas adequadas para higienização, como álcool em gel e possibilidade de higienizar as mãos com água e sabão.

 

Digitalizar seu produto ou serviço

Se essa fosse uma possibilidade evidente, provavelmente você já teria feito. Digitalizar serviços como aulas, palestras, cursos e treinamentos já é uma realidade bastante comum, e também uma ótima oportunidade de conseguir escalonar o produto.

Porém, em meio a pandemia, é possível digitalizar consultorias, atendimento, processos, estratégias, etc. A ideia é ser o mais fiel possível da experiência presencial, para não perder a eficiência. Quem sabe esse procedimento não se torne uma rotina?

 

Criar produtos digitais

Digitalizar seu produto, como falamos acima, é uma alternativa para esse momento. Mas você já pensou em criar novos produtos para serem vendidos exclusivamente na internet? Entre seu produto e seu público certamente existe a possibilidade de um produto digital. Por exemplo, se você vende produtos de beleza e é especialista no assunto, pode criar um curso online sobre beleza, maquiagem, etc, ou até mesmo criar um clube de assinatura, já que é uma compra recorrente.

 

Inbound Marketing

Essa não é uma alternativa para vender durante a pandemia, mas vai ajudar no relacionamento com seu consumidor para realizar vendas no futuro. Ou seja, é o topo do funil.

Aproveitar que seu consumidor está em casa é uma grande oportunidade para gerar conteúdo relevante e criar um relacionamento com seu público. Além disso, você consegue aumentar seu mailing com novos leads.

 

Não são tempos fáceis, mas o desespero pode ser traiçoeiro e gerar prejuízos ainda maiores. Precisamos buscar alternativas para os negócios, respeitando sempre as recomendações de especialistas e o mais importante: o próximo.

Espero que essas breves ideias possam ajudar nas alternativas de vendas em tempos de coronavírus.

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