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A Fórmula mágica de Marketing Digital para sua empresa

Por Micael Delgado 18 de julho, 2019 7 min. de leitura

Que tal uma fórmula mágica de marketing digital que vai transformar sua empresa em uma máquina de vendas? Em poucos cliques sua empresa vai vender como nunca.

É rápido, fácil, barato e serve para qualquer empresa, com ou sem um produto para vender.

Tentador, não é mesmo? O parágrafo acima, propositalmente forçado e com um toque de ironia é um compilado de algumas ofertas que encontramos por aí vendendo uma espécie de Fórmula Mágica de Marketing Digital.

Se você veio até aqui buscando uma fórmula pronta, rápida e mágica para trabalhar o marketing digital da sua empresa, tenho uma péssima notícia: essa fórmula não existe. Existe sim algumas técnicas e princípios de marketing que devem ser adotados de acordo com o perfil de cada empresa. Entretanto, é preciso considerar sempre metas e objetivos, ramo de atuação, público-alvo, entre outros fatores que uma fórmula pronta não é capaz de proporcionar.

A boa notícia é que você pode alavancar suas vendas, aumentar o reconhecimento da sua empresa e adquirir novos leads através do marketing digital, e se você quiser pode até chamar a sua estratégia de marketing digital carinhosamente de fórmula mágica, mas tenha ciência que ela vai funcionar – por determinado tempo – somente para sua empresa.

Fórmula Mágica de Marketing Digital

Fórmula Mágica de Marketing Digital

Afinal, se uma fórmula mágica de Marketing Digital não funciona, por que temos inúmeras pessoas oferecendo esse tipo de “fórmula”?

Primeiro precisamos entender que o Marketing Digital está em ascensão. O Marketing tradicional como conhecemos sempre foi importante para empresas. Acontece que muitas vezes era preciso um investimento relativamente alto para se ter um retorno, e as campanhas não eram tão assertivas.

• Entenda os benefícios de investir em mídia digital.

O Marketing Digital trouxe, além da proximidade com os meios, a possibilidade de ser assertivo com seu público-alvo. Muitas empresas passaram a explorar isso e consequentemente gerar grandes resultados.

Vemos estoques se esgotando depois de uma publicação no Facebook, artistas fazendo shows milionários depois de alguns vídeos no Youtube, e até mesmo um vendedor de água indo para Harvard depois de um vídeo publicado no Instagram. Tudo isso acontecendo nas mesmas redes sociais que passamos horas navegando diariamente.

A sensação que temos é de que tudo é muito fácil de ser feito, e não enxergamos o que existe por trás. Se o estoque esgotou, não foi só pela publicação no Facebook, foi porque no mínimo o produto é bom, e a publicação foi só uma forma das pessoas conhecerem isso. Se o vendedor de água(1) se tornou um palestrante de sucesso, não é só porque ele publicou um vídeo no Instagram, mas sim porque ele tem talento e conteúdo para compartilhar com as pessoas.

De forma resumida, aliando a ascensão e percepção de que o Marketing Digital é fácil de ser feito, a popularização de infoprodutos e alguns cases que deram certo para determinados negócios, tivemos uma demanda de empresas em busca de um marketing digital enlatado, de implantação rápida, fácil e barata.

E onde há demanda…

Fato é que conseguimos automatizar processos, mas não podemos automatizar a criatividade e o planejamento.

Explorar o Marketing de uma empresa, digital ou offline, necessita de um trabalho minucioso, principalmente no início do projeto. Por esse motivo, uma fórmula mágica, que geralmente tem como premissa retorno rápido e facilidade, é uma forma superficial de fazer marketing digital, e na maioria dos casos, tende ao fracasso para maioria das empresas.

Ainda não está convencido de que uma fórmula mágica de marketing digital pode ser uma grande furada? Abaixo eu apresento alguns pontos fundamentais em uma estratégia de marketing digital que uma promessa de fórmula mágica não pode oferecer. Principalmente porque esses pontos tem resultados diferentes de acordo com o segmento e do perfil da empresa.

Vamos lá?!

Fórmula Mágica de Marketing Digital

Fórmula Mágica de Marketing Digital

Definição de Persona
Esse é o primeiro passo para uma atuação de marketing digital e ativação de uma marca nas redes sociais: definir a persona (ou personas, não precisa ser necessariamente uma). A partir dessa persona, saberemos com quem vamos falar, e em tempos de inbound marketing, se relacionar nas redes.

Quem é seu público-alvo? Qual sexo, faixa etária, localização, rendimento, o que gosta de fazer, quais seus valores, hobbies, afinidades, em suma, é importante definir o máximo de informações possíveis sobre o seu público. Você só vai ser assertivo se conhecer de fato com quem está falando.

Portanto, defina a persona da sua empresa. Isso é fundamental para que você saiba o que e como se comunicar com esse público. Falar com um público jovem é diferente de falar com um público mais velho, por exemplo.

Quanto maior a afinidade da comunicação da sua empresa com o público-alvo, maiores são as chances disso proporcionar resultados.

Entenda a diferença entre definição de Público-alvo e persona.

Análise SWOT
Esse é outro ponto fundamental para sua campanha de marketing digital que só pode ser feito a partir de um trabalho minucioso. A análise SWOT ajuda você a entender melhor sua própria empresa. Definir os pontos fortes e fracos, assim como as fraquezas e oportunidades vão dizer quais caminhos sua empresa deverá seguir.

É muito complicado quando generalizamos a campanha e usamos um mesmo argumento para tudo. Isso pode variar inclusive dentro da própria gama de produtos que uma empresa oferece. Há produtos onde o preço é o seu principal atrativo. Já outros, a qualidade deve ser exaltada, e o preço talvez não deva ser divulgado em primeiro momento.

• Entenda como criar uma análise SWOT para pequenas e médias empresas

Objetivos da empresa
Assim como a Análise SWOT, definir quais são os objetivos da empresa na campanha de marketing digital é fundamental. Sem objetivo não há porque fazer campanha, não é mesmo?

Como você vai mensurar os resultados dessa campanha se não tem um objetivo? Não digo propriamente metas, mas objetivos como aumentar as vendas de um e-commerce, receber ligações no estabelecimento, cadastro de leads, reconhecimento da marca, visitas no site, etc.

Meios de comunicação
Vale a pena atuar em todos os meios disponíveis? Aliás, você sabe quais são todos os meios de comunicação disponíveis atualmente? Por isso é importante definir quais meios são de fato relevantes para sua empresa.

Mídias sociais, Google Ads, Remarketing, E-mail Marketing, Landing Page, todos esses meios funcionam, cada um com suas particularidades. Mas será que é válido atuar em todos? Ou melhor, será que é válido disponibilizar verba para todos esses meios? Dentro das redes sociais temos uma infinidade de redes distintas. Mesmo que sua verba seja grande, não seria melhor direcionar para meios onde estão seu público?

Identidade da empresa
Além dos pontos citados acima, é de suma importância ter uma comunicação que transmita a personalidade da empresa, e isso só é possível quando temos o entendimento da identidade da empresa e sua proposta de valor.

Imagine a Natura usando a identidade do Bradesco? O Burger King usando a identidade da Marisa? A Coca Cola usando a identidade das Casas Bahia? Vamos combinar que são marcas totalmente distintas e que tem uma comunicação alinhada com seu público-alvo.

Por isso é importante você pensar na identidade e na qualidade do material que sua marca vai trabalhar. Em época onde clientes se tornam fãs, nenhuma marca quer ser vista sem identidade e muito menos sem qualidade.

Análise de resultados e novas estratégias
Por fim, e não menos importante, a análise dos resultados e definições de novas estratégias. Essa etapa é crucial para ter um feedback da campanha, corrigir possíveis erros e reformular novas estratégias.

Analisar e medir o ROI de acordo com os objetivos previamente definidos também é importante para manter a qualidade da campanha.

 

Esses 6 pontos listados acima mostram claramente porque uma fórmula mágica de Marketing Digital não se enquadra para sua empresa. Basicamente, se você quer gerar resultado com o Marketing Digital, é preciso criar uma estratégia otimizada para sua empresa, considerando sua atual situação, personalidade, público-alvo e objetivos. É dessa forma que trabalhamos aqui na Agência Fante.

Já ajudamos diversas empresas a gerar resultados através do Marketing Digital, e com certeza podemos ajudá-lo. Fale com a gente agora mesmo. Faça seu orçamento em nosso site aqui.

(1) O exemplo propriamente dito é  Rick Chesther, uma das principais referências sobre empreendedorismo no Brasil. Vale a pena conhecê-lo.

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